Pintura e Anodização dos Perfis de Alumínios

A pintura eletrostática é uma das formas de pintura mais resistente e efetiva existente. Essa pintura utiliza um processo diferenciado por meio de cargas elétricas para a fixação da tinta. A tinta utilizada é em pó e se subdivide em três tipos: Poliéster: Com ótima aderência e dificilmente fica amarelada, utilizada bastante em ambientes externos. Epóxi: Com grande resistência à corrosão. Hibrido: Que é a combinação das duas anteriores. As principais vantagens são que a tinta é totalmente ecológica pois não tem solvente, é de fácil aplicação e o resultado de aderência é incrível.

A anodização promove a formação de uma camada uniforme de óxido de alumínio na superfície do alumínio, melhorando sua estética e protegendo contra corrosão atmosférica ou outro ataque do meio ambiente, tipo ar salino, fumaça industrial, etc.

Para prevenir eventuais danos aos perfis de alumínios, pode-se passar uma fina camada de vaselina líquida ou sólida.

Para limpeza e manutenção dos perfis pintados e anodizados, utilizar somente detergente neutro, aplicado com esponja macia. Para retirar sujeiras mais aderentes, podem ser utilizados abrasivos macios, como massa de polir. O uso de sabão em pó não é aconselhável, pois o produto é alcalino.

Em zona marítima, a frequência de limpeza deverá ser feita em intervalo de um a três meses, utilizando nestes casos somente detergente neutro e esponja macia.

Para retirar respingos de tinta nos perfis anodizados, também podem ser utilizados solventes orgânicos, como tíner ou água raz, umedecido em flanela ou esponja macia, mesmo que a anodização seja colorida, porém não devem ser utilizados em perfis com pintura eletrostática.

Tanto os dois tratamentos não resistem à agressividade de produtos que tenham alcalinidades ou acidez, como argamassa, cimento, massa de reboco.

Não devem ser utilizadas ferramentas abrasivas ou pontiagudas, como lixas, palha de aço ou facas, sob risco de danificar a camada de anodização  e pintura dos perfis ou das esquadrias.